terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Brasil fora do Oscar 2009



As indicações para o Oscar 2009 estão chegando e infelizmente mais uma vez o Brasil irá ficar de fora.

O candidato do Brasil não se classificou para compor a lista dos nove possíveis indicados a vaga do prêmio.

Isto era de se esperar, como comentei na minha coluna no site http://www.e-petropolis.com.br/ no ano passado, devido ao grande vazio do filme. Ônibus 174 - o filme não defini o motivo de sua existência: ser um filme denúncia ou uma biografia de mais uma vítima da crise social.

Ao final da sessão, saímos com a sensação de que Alessandro (o sequestrador) colheu o fim que ele mesmo plantou e que a professora morta foi um erro de critério.
Bruno Barreto não teve a coragem de cutucar na ferida social e nos fazer ver que o Estado e nós mesmos somos os responsáveis pela existência de tais marginalizados.
O grande filme brasileiro que tinha todos os elementos para concorrer ao Oscar foi preterido pelos votantes - Linha de Passe.
O filme de Walter Salles saiu do Festival de Cannes laureado com o prêmio de melhor atriz para Sandra Corleone que interpreta magistralmente uma mãe coragem como tantas outras que a sociedade brasileira produz. E que nos comove ao mostrar os sonhos e realidades que a classe D vive e que busca com muita luta alcançar.
Um filme bárbaro que merece ser descoberto em vídeo.
Só nos resta esperar até o ano que vem para torcer novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário